Publicações

A Arte de Morrer Vol.1

Este livro já se tornou uma referência no Brasil. Trata-se de uma obra escrita por inúmeros especialistas em Medicina, Filosofia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Antropologia, Direito, Religiões e outras áreas. Cada qual discorrendo sob a sua perspectiva sobre a temática da morte.

Todos os autores são pesquisadores, a maioria doutores das maiores universidades brasileiras, que abordam a questão de maneira interdisciplinar e plural. Apesar de ter esse caráter acadêmico, não se trata de um livro dirigido apenas a estudiosos da questão, mas a todas as pessoas que desejam romper o silêncio em torno da problemática da morte, que nos toca a todos!

 

A Arte de Morrer Vol.2

A Arte de Morrer - Visões Plurais, Volume 2, organizado pelo médico Franklin Santana Santos, continua o trabalho iniciado no volume 1, com o objetivo, entre outros, de tornar-se fonte segura e ampla de consulta e pesquisa para leigos e acadêmicos na temática da Tanatologia no Brasil e com isso se torne um clássico por excelência na área.

Reúne textos dos maiores especialistas da área, contemplando diversos campos do saber e diversos pontos de vista, tratando do tema da morte de maneira minuciosa, profunda e completa. Visões científicas, filosóficas, psicológicas, históricas, antropológicas, pedagógicas, jurídicas, religiosas,estéticas entre outras, compõem o mosaico plural e interdisciplinar da obra.

A Arte de Morrer Vol.3

A Arte de Morrer - Visões Plurais (Volume 3) continua o trabalho iniciado no Volume 1 (organizado pelo Profº Dr. Franklin Santana Santos e Profª Drª. Dora Incontri) e no Volume 2 (organizado pelo Profº Dr. Franklin Santana Santos), tornando-se a obra mais completa sobre Tanatologia do mundo.

Todos os aspectos que envolvem a morte estão contemplados nestes livros, em 70 capítulos, trazendo a contribuição de 78 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento. Um compêndio, um clássico, rompendo o tabu de se falar da morte e do morrer!

Delirium - Uma Síndrome Mental Orgânica

Delirium - Uma Síndrome Mental Orgânica, tem como objetivo constituir um conteúdo de suporte, pesquisa e ensino para aqueles que querem ampliar seus conhecimentos a respeito de uma das síndromes mais comuns vista na prática hospitalar e ambulatorial.

Mesmo sendo considerada uma urgência clínica, os quadros de delirium são frequentemente negligenciados pelos profissionais da área da Saúde, na maioria das vezes por desconhecer as suas características essenciais. Por isso, é fundamental que profissionais que trabalhem em pronto-socorros, enfermarias clínicas e cirúrgicas, casas de repouso, tenham conhecimentos suficientes para reconhecerem essa síndrome.

A Arte de Cuidar

O livro A Arte de Cuidar – Saúde, Espiritualidade e Educação é mais uma obra que a Editora Comenius promove com o objetivo de colocar em prática o plano do educador checo Jan Amos Comenius de uma educação pansófica, que compreende a arte de ensinar tudo a todos e resgatar uma integração do saber.

A fragmentação do conhecimento, em especialidades e subespecialidades, levou a um empobrecimento do entendimento do ser humano e conseqüentemente do processo que o leva a adoecer ou ter saúde.
A medicina e a educação, dois ramos da árvore do conhecimento, responsáveis respectivamente pela saúde do corpo e da alma, foram afastadas uma da outra, dentro do processo de fragmentação do saber nos últimos séculos. Aqui, elas se reencontram, na presença da espiritualidade.

Para que possamos desenvolver um plano de cuidados e tratar esses dois ramos do conhecimento, necessitamos primeiramente fazer uma enxertia da medicina na educação e da educação na medicina. E isso se dará através da instrução pansófica do ser humano, bem como vitalizando-o com sua essência: a espiritualidade.

Neste livro, escrevem médicos, psicólogos, educadores, antropólogos, religiosos. Todos trazem a sua contribuição para esse fecundo debate. Todos são pesquisadores universitários, especialistas em suas áreas de atuação.
Esse encontro resulta em uma obra rica e densa, embora acessível e clara, para servir de reflexão e roteiro prático, num diálogo interdisciplinar.

Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos se considera una fuente confiable para poder realizar una amplia consulta, investigación y orientación sobre los cuidados paliativos. Abarca diversos campos del conocimiento, así como diferentes puntos de vista. Su contenido está enfocado a los problemas y necessidades de la vida de los pacientes, familiares, cuidadores y profesionales que tratan cuestiones de la vida, la muerte y el morir.


Cuidados paliativos es una excelente obra escrita por reconocidos especialistas en el tema. Ofrece información sobre la atención plural y multidisciplinaria para poder mejorar el entendimiento sobre el processo de la vida, la muerte y el morir. A pesar de su naturaleza académica, constituye una lectura fácil, agradable y accesible para todos.

Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto

"O luto é o preço que pagamos por amar." - Colin M. Parkes

O luto, a perda duradoura de uma pessoa amada, dá origem a muitos sofrimentos - o sofrimento pela pessoa perdida, o sofrimento por muitas perdas secundárias que acompanham o evento e o processo doloroso de perder uma enorme extensão de suposições sobre o mundo que dependia da pessoa amada para ter valor. As pessoas dizem: " Meu mundo virou de cabeça para baixo" ou comparam com uma mutilação física: " Perdi uma metade de mim, me sinto vazio por dentro". Assim, muitos hábitos de pensamento, expectativas, planos e ações que envolveram a outra pessoa são perdidos, de tal maneira que nos sentimo s desorientados; de repente, o mundo familiar parece estranho, nada fica em seu lugar, ou melhor, ficamos fora do lugar.

Entendemos que o luto, pela sua força e significado, tem atraído a atenção do intelecto e do coração dos homens de todas as profissões e de todas as gerações desde que o ser humano surgiu no planeta e, por conta disso, todos eles, ao longo da história da Humanidade, com seus diferentes saberes, habilidades e dons puderam dar sua contribuição à temática.

Durante muitas décadas, o luto foi objeto de estudo, sobretudo da psiquiatria e psicologia. Contudo, nos últimos anos tem havido também um interesse crescente por parte de outras áreas e profissões sobre a temática.

Foi com esse desejo, de que o livro de fato representasse e reunisse todo o conjunto do esforço coletivo humano sobre assunto tão delicado, e ao mesmo tempo instigante, que nasceu um livro plural, multissensorial, interdisciplinar que consegue olhar o luto sob várias atitudes: religiosa, filosófica, científica, pedagógica, estética e assistencial.

Os temas aqui abordados pelos autores têm grande importância e significado, porque todos eles buscam refletir e nos convidam a pensar sobre os diferentes espaços das perdas. Da doença e da morte, passando pela arte, pela vida e pelo cotidiano, sempre precisamos refletir sobre o luto que em todos os âmbitos se projeta.

O livro está dividido didaticamente em quatro grandes módulos: Seção 1 - Luto - Visões Plurais e Interdisciplinares; Seção 2 - Fundamentos, Conceitos, Pesquisas e Contextos do Luto; Seção 3 - O Luto e a Educação; Seção 4 - Assistência aos Enlutados.

O livro é a resultante do esforço de profissionais especialistas das mais diversas áreas de atuação e contém a contribuição de mais de 60 autores nacionais e estrangeiros.

No momento, não há nenhum livro nacional ou do exterior que se lhe compare, seja por sua abrangência, pluralidade, interdisciplinaridade, riqueza e, portanto, por sua unicidade e singularidade.

O livro certamente é um presente do Brasil, dos brasileiros e da cultura brasileira para o mundo.

Estimulação Cognitiva em Idosos - Ênfase em Memória

Estimulação Cognitiva em Idosos – Ênfase em Memória é livro que tem por objetivo utilizar os recursos mais atuais e contemporâneos da estimulação cognitiva para reabilitar ou, pelo menos, minimizar o tão comum déficit de memória encontrado em idosos com 60 ou mais anos.

Seus capítulos apresentam-se sob excelente disposição. Seguem didática que, a um só tempo, associa os conceitos relacionados ao déficit cognitivo e aqueles que se aplicam à prática da reabilitação.

Inicialmente, seu texto aborda os aspectos gerais do envelhecimento cognitivo e sociodemográfico. Segue-se o estudo particularizado das habilidades cognitivas e o treino específico e próprio de alguma delas. O livro continua com a valorização da importância da aplicação dos instrumentos e baterias cognitivas para se detectar os possíveis déficits e comprometimentos no idoso. Por fim, destacam-se técnicas de treino cognitivo e programas concebidos para grupos de idosos com características próprias: analfabetos, hipertensos, diabéticos, acometidos pela Doença de Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve, ai que se acrescenta o planejamento das atividades indicadas para o trabalho com indivíduos ou grupos.

Estimulação Cognitiva em Idosos – Ênfase em Memória apresenta 4 Editores, 18 Colaboradores, 22 Capítulos, num total de 160 páginas.

Deve-se assinalar a clareza expositiva, a atualização e o sentido prático do leitor.

Seu público-alvo está formado por pesquisadores e profissionais de Saúde, que atendem pacientes idosos: Geriatras, Gerontólogos, Neurologistas, Psiquiatras, Psicólogos, Fisioterapeutas, e Terapeutas Ocupacionais atuantes na cognição.

É livro, pois, que sem sombra de dúvida, muito colaborará para os que defendem o tratamento não medicamentoso dos portadores de déficit de memória, ao tempo de colaborar para a divulgação dessa novel terapêutica

Cuidados Paliativos - Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer

Este livro tem como principal objetivo tornar-se fonte segura e ampla de consulta, pesquisa e guia para a construção de uma prática entre leigos e acadêmicos na área de cuidados paliativos, e com isso, torna-se um clássico por excelência nessa temática. Reúne textos dos maiores especialistas brasileiros na área, contemplando diversos campos de saber e vários pontos de vista, tratando da essência dos cuidados paliativos de maneira minuciosa, profunda e completa.

Aborda temas e necessidades presentes na vida de pacientes, cuidadores e profissionais que lidam com as questões da vida, da morte e do morrer, de maneira plural e interdisciplinar, cuidando assim do ser humano integral presente em todos nós. A despeito do caráter acadêmico, constitui-se um livro de leitura fácil, agradável e acessível a todos, pois aborda essencialmente assuntos que falam de uma linguagem universal: o Humanismo.

Cuidados Paliativos - Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas

Cuidados Paliativos – Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas é livro do momento, dir-se-á do século XXI.

Como se sabe, os cuidados paliativos têm sua origem nos anos de 1967, no Hospice St. Cristopher´s, na Inglaterra, cuja idealizadora foi Cicely Saunders, mas só recentemente começaram a ganhar corpo no Brasil através da fundação de duas associações nacionais e algumas unidades prestadoras de serviço – isto é muito pouco!

Mais de 1 milhão de brasileiros morrem por ano em nosso país, dos quais 700 mil em hospitais e, apenas 200 mil em residências; boa parte, simplesmente, morre – sem assistência adequada, seja física, seja psicológica, seja socioespiritual, em meio à perplexidade e ignorância dos familiares, sobre o que seja o processo de morrer.