Estimulacao Cognitiva em Idosos

APRESENTAÇÃO:

Importância do treino de memória para idosos.

Com o envelhecimento saudável alguns subsistemas de memória sofrem maiores declínios que outros e, de acordo com a literatura, os subsistemas de memória para gravação de fatos recentes e a memória para raciocínio são os mais atingidos com o processo de envelhecimento não patológico conforme destaca Yassuda, (2004).

Entretanto, a manutenção do funcionamento da memória preservado se faz importante para a promoção da independência e autonomia do idoso, assim como para um envelhecimento saudável. Acredita-se também que as estratégias de memória possam auxiliar na organização dos materiais a serem armazenados, e ainda poderiam servir como mediadores para o processamento eficiente das informações, como ressalta Klingberg (2010). Subdivididas entre internas e externas, as estratégias de memória podem ser ferramentas para estimular as possibilidades de se compensar déficits associados ao processo de envelhecimento. A priori, assim como postulam pesquisadores, não existem fórmulas mágicas para aumentar o nível de desempenho de memória na velhice, mas ganhos objetivos no desempenho de memória são observados após participação em programas de treino que estimulam o aprendizado de estratégias e a otimização da memorização.

Neste contexto, objetiva-se realizar aulas de capacitação de profissionais para oferecerem estimulação cognitiva em idosos. Este curso promove o ensino de estimulação de habilidades cognitivas em idosos, tais como atenção, memorização, funções executivas, linguagem e também busca suscitar a discussão sobre crenças negativas e positivas de memória e a utilização de estratégias de memorização (categorização de itens, criação de imagens mentais, repetição da informação e associações verbais). Além disso, enfatiza a influência de fatores como estilo de vida sobre o desempenho da memória.

O curso de extensão com 60hs de carga horária.

CONTEÚDO:

Módulo I - Conceitos teóricos

- Apresentação do curso e panorama do envelhecimento atualmente no Brasil
- Cognição- breve contexto
- Relação cérebro e comportamento;
- Envelhecimento cerebral e cognitivo;
- Memória e seus subsistemas
- Linguagem
- Funções executivas
- Atenção
- Filme-Íris

Módulo II - Rastreio Cognitivo

- Fatores que influenciam no desempenho cognitivo do idoso
- Funcionalidade e desempenho cognitivo
- Avaliação cognitiva do idoso, como realizar o rastreio
- Mini Exame do Estado Mental
- Bateria Breve de rastreio Cognitivo
- Addenbrookes´s Cognitive Examination-Revised (ACE-R)

Módulo III - Crenças e Estratégias

- Metamemória e Queixas de Memória do Idoso
- Estratégias de memória e seus subtipos internas/externas: categorização, criação de imagens mentais, associações verbais e visuais, repetição, rimas e organização do ambiente

Módulo IV - Tipos de Estimulação Cognitiva

- Comprometimento Cognitivo Leve
- Apresentação dos modelos de treino cognitivo( para idosos com comprometimento cognitivo leve e idosos preservados), publicados no Brasil.
- Técnicas de aprendizagem sem erro; apagamento de pistas e evocação espaçada;
- Estimulação cognitiva aos idosos com declínio cognitivo evidente;
- Grupo de apoio aos familiares de pacientes com comprometimento de memória;

PROFESSORES DO CURSO:

- Profª. Dra. Ana Maria Maaz Acosta Alvarez
- Profª. Drª. Cláudia Selitto Porto
- Profª. Drª. Eliane Correa Miotto 
- Prof°. Dr. Franklin Santana Santos
- Prof°. Ms. Henrique Salmazo da Silva
- Profª. Ms. Fabiana Castillo Roda Carvalho
- Profª. Ms. Luciane de Fátima Viola Ortega
- Profª Dra. Mônica Sanches Yassuda
- Profª Ms. Paula Schimidt Brum
- Profª. Drª. Renata Avila 
- Profª. Drª. Sonia Maria Dozzi Brucki
- Profª. Ms. Thais Bento Lima da Silva
- Profª Ms. Viviane Peixoto Salgado Abreu

METODOLOGIA:

- Webaulas
- Artigos
- Exercícios
- Filmes
- Casos Clínicos

AMBIENTE VIRTUAL:

A plataforma utilizada para acesso à sala de aula será a plataforma Moodle. O aluno ao entrar com login e senha abrirá uma janela (página) no computador como se estivesse entrando em outro site.

- Nessa página serão exibidos calendário, notícias, fórum, aulas disponibilizadas, textos para downloads, etc;
- Não há necessidade de baixar essa plataforma Moodle;
- Ao clicar na aula, abrirá uma janela com visualização do vídeo;
- E caso o professor utilize data show na sua apresentação teremos outra janela mostrando com clareza as informações do slide para que o aluno possa copiar as informações;

PERÍODO E DURAÇÃO:

O curso tem duração de 2 (dois) meses. O aluno terá 60 dias para finalizar o curso após o 1º acesso.

CERTIFICADO:

O certificado será emitido pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva para todos os alunos que tiverem freqüência de pelo menos 75% e participação nas atividades(fóruns, filmes, etc) e nota mínima de 7,5 na prova;

VALORES E FORMA DE PAGAMENTO:

- Taxa de matrícula R$ 50,00
- Preço do curso R$ 650,00 (estudantes ou profissionais)
- Valor Total do Curso R$ 700,00 - Possibilidades de parcelamento no cartão em até 12x (com juros do próprio cartão) ou pela PagSeguro

Pagamentos Boleto: Em até 3 vezes, favor enviar um e-mail para Fabíola.

Contato:
fabiola@saudeeducacao.com.br

 

CURSOS RELACIONADOS: Aspecto da Doença de Alzheimer
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e profissionais das área da saúde, humanas e sociais
Turma: 2017
Professor(es): Equipe Multidiciplinar
Data:
2017
Local:
On-line
Carga horária:
60h
Dias da semana:
Todos os dias da semana
Formato:
Web aula - internet
Horário: 24 horas
Valor: R$700,00