Curso de Extensao Tanatologia

APRESENTAÇÃO:

A morte é uma experiência humana universal. Morrer e morte são mais do que eventos biológicos; eles têm uma dimensão social, psicológica, filosófica, antropológica, espiritual, estética e pedagógica. Questões sobre o significado da morte e o que acontece quando nós morremos são preocupações centrais para as pessoas em todas as culturas e têm sido desde tempos imemoriais. A morte coloca o ser humano diante de questões essenciais, de perguntas profundas, que não podem ser escamoteadas, pela discussão apenas de aspectos periféricos. Morrer bem, ter uma morte tranqüila, bem assistida, com o amparo médico, social, familiar , tudo isso, sem dúvida faz parte do processo educativo para a morte.

Educar para morrer é educar a sociedade para a vida e cercar o ato de morrer dos melhores cuidados possíveis. Mas a educação para a vida e para a morte vai além, porque toca em todos os aspectos interdisciplinares acima mencionados e deveria começar desde as primeiras fases da infância, constituindo um elemento da educação das novas gerações. Até meados do século XX, a assunto ainda era um tabu no mundo acadêmico, pois desde o século XIX, com a medicalização da morte e a preponderância dos modelos filosóficos positivista e niilista na cultura Ocidental, a morte torna-se, muitas vezes, um ato solitário, mecânico e desumano e como conseqüência, passa a ser não só temida como negada.

A partir da década de 60, como reação a esse processo, surge uma proposta de educação para a morte, dentro da Universidade, com a criação da Tanatologia, uma ciência naturalmente interdisciplinar, nascida nos Estados Unidos, com os trabalhos pioneiros do psicólogo Hermann Feifel (The Meaning of Death, 1959). Elisabeth Kubler-Ross, médica suíça radicada nos EUA, deu um formato científico a essa proposta (Sobre a Morte e o Morrer, 1967) e se tornou referência mundial no assunto, com vários livros traduzidos aqui no Brasil.

As propostas de Educação para a Morte no Brasil tiveram seu início com os trabalhos pioneiros da psicóloga Wilma da Costa Torres na UFRJ ( A Criança diante da Morte) e do Filósofo e Educador Herculano Pires com o livro intitulado Educação para a Morte, 1979 nos idos da década de 1970. Outras propostas vêm surgindo ao longo das últimas décadas, valendo ressaltar os trabalhos da Profa.Dra Maria Júlia Kóvacs com a criação do LEM na Faculdade de Psicologia da USP, do Prof.Dr. Léo Pessini na Faculdade São Camilo-SP, do Prof.Dr Marco Túlio na UNIFESP, da Profa.Dra Maria Helena Franco na PUC-SP, da Profa. Dra. Ligia Py na UFRJ,e da Profa.Dra. Magli Roseira Boemer na USP-Ribeirão Preto. Todas essas propostas apresentam diferentes enfoques, formatos e cargas horárias. O I curso de Tanatologia com o apoio, inicial, da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP realizado no ano de 2007 trabalhou com 200 alunos das mais diversas categorias profissionais, quebrando vários paradigmas dentro dessa área, resgatando a discussão da espiritualidade de uma forma inter-religiosa no meio acadêmico e tornou-se pioneiro em muitas perspectivas, dentro desse tema, ao abordar questões, visões e práticas ainda não contempladas por outros cursos.

Como fruto de trabalho desses quatro primeiros cursos surgiram 5 livros sobre o assunto : A Arte de Morrer-Visões Plurais-Vol 1, 2 e 3, editora Comenius, sendo que o primeiro volume foi finalista do prêmio Jabuti de 2008, o 3º volume foi lançado em novembro de 2010, no dia da fundação da TANATOS-Associação Brasileira de Tanatologia, e Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer pela editora Atheneu (lançado no 3º trimestre de 2009, e já na sua 3ª edição-sucesso de venda e de crítica), e Cuidados Paliativos-Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas, além do livro A Arte de Cuidar-Saúde, Espiritualidade e Educação, e quatro DVDs contendo as propostas de reflexão e prática das oficinas(2007, 2008, 2009 e 2010) dos alunos envolvendo as artes(música, teatro, dança etc) e um livro(série de 5 livros) de educação infantil (em construção), além disso foi aplicado um questionário, o qual servirá de material para a publicação de alguns artigos científicos. Como projeto piloto (2007) não foi possível incluir no primeiro ano outras abordagens que um tipo de curso e tema como esse exige. Por esse motivo, o curso já foi revisto e ampliado várias vezes, dobrando a carga horária ( passando de 64 para 128 hs) e introduzido novos elementos de discussão e reflexão.

No 3º curso de Tanatologia a carga horária ficou em 144 horas, pois dessa forma poderíamos contemplar o assunto de uma maneira mais profunda. Na sua 4ª edição, o curso mudou de categoria passando de extensão para Aperfeiçoamento com o ganho de mais 26 horas, totalizando 180 horas. Em  2011, chegamos com a maturidade da pós-graduação na modalidade Lato Sensu com 390hs  e acreditado pela Comissão Nacional de Acreditação, com pontuação, máxima de 10 pontos nas especialidades médicas de geriatria, clínica médica, e oncologia.

A morte é uma realidade muito viva e constante para aqueles que trabalham na área da saúde - entre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais – notadamente nas salas de emergência e UTIs e pacientes com doenças fatais que necessitam de cuidados paliativos. Observa-se aí um despreparo filosófico, psicológico, técnico e até mesmo existencial dos profissionais, para lidar com a morte iminente dos pacientes, para falar sobre ela com os familiares, como discuti-la de maneira interdisciplinar, bem como trabalhar sua própria mortalidade.

Apesar da morte ser uma vivência mais presente na área da saúde, não é propriedade privada das áreas biológicas e nem é um tema que está restrito a estes profissionais. Trata-se da realidade mais certa, mais pessoal e mais universal do ser humano. As ciências biológicas não têm todas as respostas e por isso tornam-se necessárias abordagens outras – filosóficas, religiosas, estéticas e educacionais. Assim, justamente por se tratar de um fenômeno propriamente humano – pois o homem é o único animal que tem consciência da própria morte - um curso de educação para a morte interessa a pessoas de qualquer área e tem de ser necessariamente interdisciplinar e com um enfoque plural.

Este curso, mais do que dar respostas prontas e definitivas, pretende trazer uma reflexão plural e interdisciplinar, na medida do possível, incluindo as diferentes perspectivas da morte e do morrer, a partir das várias áreas e correntes científicas, religiosas, filosóficas, pedagógicas e estéticas. Longe de esgotar o assunto tem por objetivo levantar questões, provocar uma reflexão e um debate maduro, desencadeando novas propostas e abordagens de pesquisa, ensino e prática na área da Tanatologia.

OBJETIVO:

Capacitar estudantes da área da saúde, humanas e ciências sociais para trabalhar com os aspectos religiosos, filosóficos, científicos, pedagógicos e estéticos da morte e do morrer; Desenvolver habilidades e atitudes que permitam uma abordagem adequada de pessoas e suas famílias, que enfrentam doenças que levarão a morte, levando em consideração os aspectos religiosos, filosóficos, científicos, pedagógicos e estéticos; Capacitar o aluno a trabalhar a temática da morte e o morrer com diferentes públicos (leigos e profissionais) e populações (academia, ensino fundamental e médio e sociedade);

O curso se constitui em cinco módulos temáticos:

- Atitudes Religiosas
- Atitudes Filosóficas
- Atitudes Científicas
- Atitudes Pedagógicas
- Atitudes Estéticas

Cada qual com diferentes abordagens, num total de 120 horas.

METODOLOGIA:

• Aulas expositivas
• Exposição e discussão de filmes
• Fóruns de debates na sala virtual
• Discussão de Casos Clínicos
• Leitura de artigos

Público Alvo:

Qualquer pessoa interessada na temática.

PROFESSORES:

Mestres e doutores das maiores e melhores universidades brasileiras.

Organização:

Pinus Longaeva Assessoria e Consultoria em Saúde e Educação Ltda.

Coordenador do Curso:

Prof. Dr. Franklin Santana Santos, Médico geriatra, doutor em medicina pela FMUSP, pós doutor em psicogeriatria pela Instituto Karolinska-Suécia, formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University EUA e especialização em Bioética pela FMUSP.

PERÍODO E DURAÇÃO:

As aulas serão disponibilizadas na internet individualmente (aula por aula), bem como as atividades e filmes. Dessa forma o aluno poderá assistir o curso dentro da sua agenda e ritmo. As aulas estarão dividas em blocos e disponíveis por 6 meses. Você poderá assistir as aulas a qualquer momento do dia e da semana. Após o 1º acesso, o aluno terá 180 (cento e oitenta) dias para concluir o curso.

AMBIENTE DA SALA DE AULA:

A plataforma utilizada para acesso à sala de aula será a plataforma Moodle. O aluno ao entrar com login e senha abrirá uma janela (página) no computador como se estivesse entrando em outro site. Nessa página serão exibidos calendário, notícias, fórum, aulas disponibilizadas, textos para downloads etc. Não há necessidade de baixar essa plataforma Moodle. Ao clicar na aula, abrirá uma janela com visualização do vídeo. E caso o professor utilize data show na sua apresentação teremos outra janela mostrando com clareza as informações do slide para que o aluno possa copiar as informações.

Material Didático:

O aluno poderá comprar os livros a arte de morrer-visões plurais vols I II e III, após o pagamento ou depósito (cheque ou depósito em conta corrente) + valor da postagem, os livros serão encaminhados para o endereço residencial.

CERTIFICADO:

O certificado será emitido pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva para todos os alunos, desde que tenham freqüência mínima de 75% das aulas, tenha participação de 75% nas atividades propostas (participação em fóruns de debate, exercícios extra-classe etc) e tenha media final 7,5. Após a conclusão e aprovação do aluno, se não houver nenhuma restrição, o certificado será entregue em 30 dias.

PREÇO E FORMAS DE PAGAMENTO:

Taxa de matrícula R$100,00
Valor do curso 6 x de R$250,00
Material Didático: Obrigatório(Aluno compra em qualquer livraria de sua preferência)

Pagamentos Boleto: Em até 6 (seis) vezes, favor enviar um e-mail para Fabíola.

Contato:
fabiola@saudeeducacao.com.br

CURSOS RELACIONADOS:
PÚBLICO-ALVO: Aberto a estudantes de graduação de qualquer área.
Turma: 2017
Professor(es): Equipe Multidiciplinar
Data:
2017
Local:
On-line
Carga horária:
120h
Dias da semana:
Todos os dias da semana
Formato:
Web aula - internet
Horário: 24 horas
Valor: R$1.600,00