Comunicacao em Situacoes de crise

APRESENTAÇÃO:

Comunicar em situações de crise, bem como dar notícias difíceis ou más notícias é uma das mais penosas tarefas de uma ampla gama de profissionais (saúde, RH, policiais etc), porque envolve lidar com situações de perdas de saúde e emprego, falta de vitalidade, desesperança, sofrimento e morte.

Muitos profissionais, por exemplo da saúde, aprendem a salvar vidas e operam aparelhos de alta tecnologia, contudo não sabem como dizer ao paciente que ele tem uma doença incurável ou como agir quando o mesmo chora ao saber de seu diagnóstico ou que vai ser demitido. Tampouco sabem o que falar para alguém que acaba de saber que perdeu (ou que perderá) um ente querido.

Ao informar o diagnóstico de uma doença sem possibilidades de cura, a piora irreversível do quadro ou mesmo a morte de um ente querido faz-se necessário ao profissional mais do que a utilização de suas habilidades técnicas: é preciso que neste momento ele mostre atenção, empatia, compaixão e disponibilidade para cuidar por meio de suas palavras e atitudes, sabendo o que e como falar, e quando calar.

Desenvolver e utilizar habilidades de comunicação que sejam facilitadoras da interação e possam auxiliar a “boa” comunicação de uma “má” notícia em situações de incertezas, crises e sofrimento são de suma importância várias categorias profissionais.

OBJETIVO:

Capacitar o profissional na sua área de atuação, a compartilhar informações com seu público alvo em situações de crise, por meio do desenvolvimento de competências comunicacionais.

CONTEÚDO:

- Fundamentos da comunicação interpessoal: comunicação verbal e não-verbal, sinais enganadores e barreiras na comunicação, percepção e feedback;
- Neuropsicologia das Emoções;
- As reações emocionais, o acolhimento e suporte às emoções do paciente /família frente às notícias difíceis;
- Conversas difíceis: falando de perdas, morte, dor e sofrimento;
- Conspiração ou conluio do silêncio: como identificar e abordar situações em que o paciente/família não quer falar;
- Estratégias facilitadoras e elementos direcionadores para o processo de comunicação de notícias difíceis;
- Protocolos para a comunicação de notícias difíceis;
- Bioética e Comunicação;
- Comunicação em captação e procura de órgãos;
- Comunicação em Iatrogenias;
- Advertências e Demissões em Instituições;
- Comunicação em situações de emergências;
- Luto;
- Prática simulada;
- compartilhando notícias em situações de crise;
- avaliando e reconstruindo suas próprias competências comunicacionais;

WEBAULAS:

- Análise e discussão de cenas de filmes;
- Discussão de casos clínicos;
- Exercícios de percepção;
- Análise e discussão de Prática simulada: dramatização (role play) de situações envolvendo a comunicação em situações de crise, com filmagem e análise das simulações;
- Leitura e discussão de artigos;

Competências comunicacionais a serem desenvolvidas:

- Conhecimentos (saberes) sobre comunicação interpessoal no contexto de situações complexas, adquiridos por meio da apresentação e compreensão de aspectos teóricos, discussão e análise da experiência dos próprios profissionais;

- Habilidades comunicacionais que possibilitem a identificação e interpretações de sinais sutis e barreiras para a adequada comunicação, assim como a utilização de estratégias que possibilitem o compartilhamento de notícias difíceis de modo efetivo (saber fazer) e compassivo;

- Atitudes e comportamentos comunicacionais que concretizam a intencionalidade e potencializam o uso de estratégias para a adequada transmissão empática e compassiva de informações em situações de sobrecarga emocional e sofrimento (querer fazer/agir);

PROFESSORES:

Prof. Ms. Edvaldo Leal de Moraes.
Prof. PHD. Dr. Franklin Santana Santos.
Profª. Dra. Monica M. Trovo Araújo.
Prof. Raul Marino
Profª. Cristiane Da Conceição Romano
Prof. José Paulo Da Fonseca.
Profª. Adriana Aparecida de Faria Lima.

AMBIENTE VIRTUAL:

A plataforma utilizada para acesso à sala de aula será a plataforma Moodle. O aluno ao entrar com login e senha abrirá uma janela (página) no computador como se estivesse entrando em outro site.

- Nessa página serão exibidos calendário, notícias, fórum, aulas disponibilizadas, textos para downloads, etc;
- Não há necessidade de baixar essa plataforma Moodle;
- Ao clicar na aula, abrirá uma janela com visualização do vídeo;
- E caso o professor utilize data show na sua apresentação teremos outra janela mostrando com clareza as informações do slide para que o aluno possa copiar as informações;

PERÍODO E DURAÇÃO:

O curso tem duração de 2 (dois) meses. O aluno terá 60 dias para finalizar o curso após o 1º (primeiro) acesso.

CERTIFICADO:

O certificado será emitido pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva para todos os alunos que tiverem freqüência de pelo menos 75% e participação nas atividades(fóruns, filmes, etc) e nota mínima de 7,5 na prova;

VALORES E FORMA DE PAGAMENTO:

- Taxa de matrícula R$ 50,00
 
- Preço do curso R$ 650,00 (estudantes ou profissionais)

- Valor Total do Curso R$ 650,00 - Possibilidades de parcelamento no cartão em até 12x (com juros do próprio cartão) ou pela PagSeguro

Pagamentos Boleto: Em até 3 vezes, favor enviar um e-mail para Fabíola.

Contato:
fabiola@saudeeducacao.com.br

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PÚBLICO-ALVO: Profissionais e estudantes da área de saúde, humanas e da defesa (Policiais, Bombeiros)
Turma: 2017
Professor(es): Equipe Multidiciplinar
Data:
2017
Local:
On-line
Carga horária:
60h
Dias da semana:
Todos os dias da semana
Formato:
Web aula - internet
Horário: 24 horas
Valor: R$700,00